A Receita Federal espera lançar em definitivo, a partir de julho, o novo sistema que vai cuidar de todos os trâmites da movimentação e liberação da carga aérea no país. Trata-se do Controle de Carga e Trânsito – CCT, que substitui o atual Mantra e será para a carga aérea o que hoje é o Siscomex para a carga marítima.

Entre várias novidades, a nova plataforma adotará o padrão CargoXML da IATA (International Air Transport Association) para a transmissão eletrônica de dados, permitirá a antecipação das informações do voo e das cargas transportadas e possibilitará a alteração dos dados após o envio.

Tudo isso deverá agilizar a operação de registro de cargas, mas exigirá uma nova abordagem por parte dos agentes de carga e das companhias aéreas que interagem com a Receita. Sua empresa está preparada para lidar com essa nova plataforma?

Há mais de 25 anos atuando como ESATA no setor de handling e serviços para carga aérea, o Grupo TriStar criou junto com a iDATA Software – há mais 15 anos dedicada ao desenvolvimento de soluções integradas para comércio exterior – o iLOG1, um portal para processamento de mensagens CCT.

O iLOG1 funciona como um SaaS (software as a service) onde agentes de carga e companhias aéreas podem enviar as mensagens (arquivos XML) para serem processadas e validadas pelo CCT. A plataforma vai possibilitar ainda que mensagens tipo Cargo-IMP Waybill (CIMP), enviadas por cias aéreas, e CSV (agentes de carga) sejam convertidas para arquivos FFM, WayBill e XML reconhecidos pela Receita.

“Isso vai permitir mais liberdade e agilidade às empresas, que poderão trabalhar as informações da maneira habitual sem precisar se preocupar em converter ou adaptar seus dados para a realidade da Receita brasileira”, explica Helena Bimonti, Business Partner da TriStar Group.

O iLOG1 é um software totalmente nacional e não apenas desenhado para a realidade do mercado de cargas brasileiro, mas também adaptado aos requisitos exigidos pela Receita Federal do Brasil.

“Este é outro ponto forte do iLOG1, pois ele oferece atendimento 24 horas prestado por consultores brasileiros especializados nos trâmites e na realidade nacional – um diferencial importante, já que eventuais discrepâncias nos dados podem gerar multas para as empresas”, diz Pedro Fernandes, Comercial da TriStar.

Quer saber mais? Entre em contato: pedro.fernandes@tristar.net.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *